VI Encontro Brasileiro de Portadores de Câncer vai debater medicina integrativa
Tendo como foco principal o controle do câncer associado à medicina integrativa, a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC) promove o VI Encontro Brasileiro de Portadores de Câncer entre os dias 27 e 28 de novembro, no Hotel Cambirela, em Florianópolis (SC).
A AMUCC entende que existem mais abordagens que podem minimizar os problemas decorrentes dos tratamentos disponíveis hoje e que causam tanto sofrimento aos pacientes. O objetivo da terapia convencional é eliminar a doença, enquanto a medicina integrativa propõe uma parceria entre médico e seu paciente para a manutenção da saúde. Nesta parceria, a medicina integrativa reúne profissionais de diversas áreas e formações, defendendo que a interdisciplinaridade é essencial para cuidar da pessoa.
Na palestra de abertura, na manhã do dia 27, o médico cirurgião Alberto Peribanez González abordará o tema “Nova visão sobre fisiologia e medicina integrativa”. González é autor do livro “Lugar de médico é na cozinha” e durante o evento vai lançar mais uma publicação: “Cirurgia Verde – conquiste a saúde pela alimentação à base de plantas”.
No período da tarde, será realizado o painel “Desmistificando a Medicina Integrativa”, com a participação de pacientes e profissionais de saúde e mediação do médico Rogério Rita (médico integrativo, intensivista, ortomolecular e terapeuta).
Já na terça-feira (28), entra em pauta os desafios dos cânceres digestivos com o oncologista clínico Luiz Alberto da Silveira, também diretor da Oncologia na Clínica Florianópolis e autor de livros técnicos em oncologia e demais livros incluindo “O Sentido da Vida” e “Escolha Ser Feliz”.
Também terá destaque no evento um debate sobre o Novembro Azul, com o painel sobre câncer de próstata: “O que realmente dá para fazer para reduzir a mortalidade?, com a presença do médico Francisco Norberto M. da Silva, Coordenador Nacional de Saúde do Homem da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Brasília, e do presidente da Sociedade Brasileira de Urologia em Santa Catarina, Rodrigo Moneratt.
Ainda para encerrar o evento, uma exposição de depoimentos de exemplos de vida e superação da doença, com destaque para o depoimento do centroavante do Botafogo (RJ), Roger Rodrigues, que recentemente passou por tratamento de câncer nos rins.
O público-alvo do evento são portadores de câncer, ex-pacientes, familiares, profissionais da saúde, voluntários, organizações da sociedade civil, conselhos profissionais que interagem com o portador de câncer, integrantes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, Regionais de Saúde de Santa Catarina, estudantes da área da Saúde e do Direito, Imprensa e todos os interessados na discussão de temas relacionados ao controle do câncer.
Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.
Mais informações pelo telefone (48) 3025 7185 ou pelo e-mail amucc@amucc.org.br.
Veja todos os temas que farão parte do encontro:
- Nova visão sobre fisiologia e medicina integrativa;
- Desmistificando a Medicina Integrativa: o que é oncologia integrativa e como integrá-la ao tratamento convencional;
- Como tratar o câncer de maneira mais eficaz e menos tóxica;
- Importância do Tratamento Multidisciplinar em Câncer de Cabeça e Pescoço. Painel elaborado e apresentado pela Associação Câncer Boca e Garganta (ACBG): o que deveríamos saber sobre o câncer de cabeça e pescoço;
- Câncer do aparelho digestivo – Por que o Câncer Colorretal está crescendo tanto?;
- Ambiente regulatório da Pesquisa Clínica: qual a importância da pesquisa clínica para o paciente? Papel da Pesquisa Clínica – onde precisamos avançar? A importância do controle social da pesquisa com seres humanos;
- Câncer de mama – o que há de novo?;
- Câncer de próstata – Novembro Azul: ações eficazes para reduzir a mortalidade;
- “Direito de Tentar” e “Direito de Escolha” dos pacientes. Controvérsias sobre a Fosfoetanolamina.
Clique aqui e veja a programação completa.
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC