Projeto Tecendo Corações beneficia 750 pessoas
O Projeto Tecendo Corações oferece um espaço onde portadores de câncer, familiares, voluntários e cuidadores podem experimentar a atividade artesanal em seu tempo livre, e beneficiar-se não apenas do aprendizado ou da geração de renda, mas também da oportunidade de criar novos vínculos de amizade, trocar experiências e orgulhar-se por seu crescimento pessoal.
Os pacientes oncológicos necessitam de uma ajuda contínua em sua vida diária. Geralmente um dos familiares se encarrega dessas atividades, dedicando-se por um longo período a esses cuidados. Como doença crônica, seu tratamento pode perdurar por anos em uma evolução contínua. Nestes casos, os cuidadores geralmente acabam por abdicar de suas vidas em prol dos cuidados e do acompanhamento do tratamento dos pacientes.
Portanto, trabalhar o resgate da autoestima, da força e da coragem para o enfrentamento da doença são fundamentais para o sucesso do tratamento.
Em busca de alternativas que valorizem o acolhimento, que humanize o tratamento e consequentemente diminua a resistência e o medo do diagnóstico, a AMUCC incluiu em seus programas de assistência o Projeto Tecendo Corações para fortalecer e integrar não somente o paciente, mas as pessoas mais próximas também, como familiares, voluntários e cuidadores.
O Projeto Tecendo Corações estimula o espírito da solidariedade visando incentivar a esperança e o otimismo da pessoa portadora de câncer e seus familiares, por meio do incentivo à arte, inclusão social, exercício pleno da cidadania e ainda empregar o que aprenderem para complementar sua renda no tempo livre.
O objetivo terapêutico oferecido ao paciente inclui melhoria na qualidade de vida, a possibilidade de resgate da dignidade e da motivação para viver. Também auxilia a enfrentar mudanças relacionadas à imagem corporal e amenizar a dor emocional, aumentando a autonomia e confiança do paciente, fortalecendo algumas habilidades para enfrentar transtornos físicos e emocionais acarretados pelo tratamento.
A importância das aulas de artesanato vai além das peças criadas por pessoas com diagnóstico de câncer. É uma fonte de recursos para complementar a renda familiar, assim como apoiar os usuários, familiares, voluntários e cuidadores a enfrentar melhor a doença, pois durante as oficinas todos interagem, discutem sobre os sintomas da doença, trocam informações sobre como enfrentar melhor o diagnóstico, e também buscam meios para solucionar as situações.
Em 2023 foram realizadas 15 oficinas de Crochê e 20 de corte e costura, onde 19 alunas confeccionaram 604 almofadas, 100 casaquinhos para recém nascido e 50 toucas infantis e adulto.
No período de dezembro/2023 à janeiro/2024, todos os produtos foram doados para instituições públicas e privadas de atendimento ao paciente oncológico do município de Florianópolis.
Instituições beneficiadas:
Amor e União contra o Câncer – AMUCC
Centro de Pesquisas Oncológicas – CEPON
Centro de Oncologia Florianópolis – CEOF
Clínica Fisio Onco Funcional
Clínica Integrada da Mama – CLIMAMA
Hospital Infantil Joana de Gusmão – HIJG
Hospital Universitário – HU
Maternidade Carmela Dutra – MCD
Oncologia Clínica Florianópolis – OCF
Viver Clínica Médica
Confira as fotos de alguns momentos especiais na oficinas:
O projeto teve o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
l
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC