You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

Programação Oficial do Outubro Rosa 2015

Programação Oficial do Outubro Rosa 2015

banner-outubro-rosa-amucc

Nessa edição, o lema da Campanha é “Mais tempo a meu favor”.

Clique aqui e veja a programação completa.

A programação, que vai até o dia 28 de outubro, prevê diversas atividades relativas à conscientização acerca da importância da detecção precoce do câncer de mama, da qualidade dos exames e dos equipamentos, também para o câncer metastático e principalmente sobre a necessidade de um diagnóstico rápido e de qualidade.  Promovida, em Florianópolis, pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), a Campanha do Outubro Rosa 2015 tem como lema “Mais tempo a meu favor”* (#maistempoameufavor), que vai ao encontro da Campanha Nacional da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Durante todo o mês de outubro, vários Monumentos e prédios da cidade serão iluminados na cor rosa – símbolo do Movimento – como a Figueira da Praça XV de Novembro, Lago das Bandeiras, Monumento Sesquicentenário, Praça Celso Ramos, CEPON, Beiramar Shopping, Assembleia Legislativa, Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público Estadual, OAB/SC, Conselho Regional de Contabilidade e Câmara Municipal dos Vereadores, além das Pontes Hercílio Luz, Pedro Ivo e Colombo Salles. Nesse ano, quem assina novamente a camiseta oficial do Outubro Rosa é o renomado artista plástico Luciano Martins e a Madrinha é a promoter de eventos e voluntária Miriam Braga.
A abertura oficial do Outubro Rosa 2015 acontece no dia 7 de outubro, em frente à Catedral Metropolitana, com a apresentação simultânea dos corais Geravida Encanto da Tractebel Energia – Florianópolis,  Encantos de Florianópolis, Eletrosul – Florianópolis,  Nova Direção da Ponte do Imaruim – Palhoça,  Movimento de Irmãos de Capoeiras – Florianópolis,  Vozes do Amanhã do IEE – Florianópolis,  Vozes do Sul de Armazém – SC , com a regência do Maestro Robson Medeiros Vicente.
No dia 06 de outubro, acontece uma Sessão Especial em homenagem ao Outubro Rosa na Câmara Municipal de Florianópolis, proposta pelo Vereador Edmilson Pereira (PSB). Já entre os dias 19 a 23 de outubro, acontece a “Semana Rosa”. Uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL Florianópolis), através do Núcleo da Mulher Empreendedora, que tem como objetivo realizar uma semana de diversas atividades relacionadas à saúde e a autoestima feminina em vários endereços do centro da cidade.
Um dos destaques da programação é o Mutirão de Cirurgias Plásticas de Reconstrução Mamária, durante os dias 26 a 30 de outubro para seis mulheres mastectomizadas, ou seja, que tiveram as mamas retiradas devido ao câncer. O objetivo é chamar a atenção do poder público sobre a dificuldade de realizar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde, já que o mesmo faz parte do tratamento para o câncer de mama e é previsto em lei.
No dia 17 de outubro, acontece o evento “Abraço Rosa”, no Parque de Coqueiros, das 9h às 17h, com distribuição de material informativo à população. Já no dia 25 de outubro, será realizada a “Caminhada Rosa”, dessa vez a caminhada acontecerá na Beiramar Continental. Outra data importante para o movimento é 28/10 com participação do Outubro Rosa no evento “Vidal Fashion Day”, com a realização de um desfile cor de rosa.
E uma das novidades também para essa edição fica por conta do encerramento do Movimento, com o “Grande Coro Outubro Rosa”, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), do dia 28, às 20h30min.
Durante todo o mês haverá ainda distribuição de material informativo nos centros de saúde da rede pública municipal. Qualquer pessoa pode contribuir, participando da programação ou adquirindo camisetas e adesivos, cuja venda será revertida para os projetos da AMUCC.
As camisetas estarão à venda nos Supermercados HIPPO e nas Farmácias SESI. Mais informações no e-mail: amucc@amucc.org.br ou pelo telefone: (48) 3025 7185.
 *O tema “mais tempo a meu favor” (#maistempoameufavor) busca sensibilizar a mulher para assumir a responsabilidade pela sua saúde e um apelo aos gestores públicos para que priorizem o diagnóstico e tratamento. No país, 60% dos diagnósticos de câncer são encontrados em estágio avançado, quando as chances de cura são limitadas e os tratamentos muito mais agressivos e mutiladores, além de aumentarem os custos para o sistema de saúde.
Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC