Pacientes recebem cirurgias de reconstrução mamária gratuita no Outubro Rosa
Iniciativas de profissionais da saúde e hospitais ajudam a reduzir a fila pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
O mês de outubro, em que se realiza o Movimento Outubro Rosa, também é um momento especial para as mulheres que passaram pelo câncer de mama. Hospitais e profissionais da saúde unem-se no Mutirão de Reconstrução Mamária, uma promoção da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com o apoio da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC).
Segundo a presidente da AMUCC, Leoni Margarida Simm, a reconstrução da mama faz parte do tratamento contra o câncer. “A mulher que tem a mama reconstruída experimenta uma melhora considerável em sua autoestima. Por isso defendemos que seja realizada pelo SUS. Para reduzir a fila, contamos com o apoio dessas iniciativas”, destaca Leoni.
A iniciativa faz parte do mutirão nacional, promovido pela SBPC em todo o país. Em Santa Catarina, as cirurgias serão realizadas de 22 a 29 de outubro, em Florianópolis, Jaraguá do Sul, Criciúma e Blumenau, sob a coordenação do cirurgião plástico Evandro Parente. “O câncer de mama é o principal tipo de câncer que atinge as mulheres e a demanda por cirurgia é muito alta”, explica o médico.
Em Santa Catarina, cerca de 50 mulheres deverão ser operadas pelo Mutirão. Em Florianópolis, as cirurgias serão realizadas em três hospitais da rede privada (Casa de Saúde, Hospital da Plástica e Hospital de Caridade), no Hospital Universitário da UFSC e no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon).
Pelo sexto ano consecutivo, o cirurgião plástico Henrique Müller faz parceria com a AMUCC e realiza cirurgias gratuitas com o apoio da Casa de Saúde São Sebastião (CSSS), anestesistas da Sianest e próteses doadas pela Allergan. Müller fará a reconstrução da mama em sete mulheres que esperam pela cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um direito e este procedimento também faz parte do tratamento, mas infelizmente é inacessível a muitas. A melhora na autoestima é vital nesses casos”, afirma Müller.
Um evento científico está programado para dia 21 de outubro, das 19h às 22h, no Hospital da Plástica, e deve reunir todos os profissionais envolvidos no Mutirão de Reconstrução Mamária para discutir as técnicas da cirurgia plástica e os casos clínicos que serão operados.
* Com informações do site: sbcp-sc.org.br.
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC