Encontro da AMUCC discute os desafios da comunidade LGBTQIA+ nos cuidados oncológicos
A AMUCC promoveu no sábado (15) uma roda de conversa para discutir a invisibilidade e os desafios para a comunidade LGBTQIA+ nos cuidados oncológicos. A LGBTfobia e suas muitas formas de manifestação, individuais e estruturais, contribuem para o apagamento da diversidade de pessoas que povoam cada espaço social imaginável, inclusive os espaços de cuidados oncológicos.
Geralmente, a invisibilidade já começa no próprio formato de registro cadastral dos serviços de saúde, que considera somente a heteronormatividade e apaga as demais identidades de gênero e orientações sexuais existentes, e continua nas diversas violências enfrentadas no decorrer do tratamento oncológico, afastando essas pessoas dos “cuidados” em saúde.
Foram feitas reflexões para conseguirmos visualizar os enormes impactos dessa invisibilidade na vida dessas pessoas, que além de estarem lidando com o diagnóstico de câncer são atravessadas por diversas outras pressões sociais que afetam o seu existir na sociedade, bem como seu direito à saúde.
O encontro foi uma oportunidade de compartilhar e acolher as diversas experiências que essas pessoas já enfrentaram quando buscaram estes serviços, mostrando que precisamos discutir cada vez mais sobre a temática nos diversos cenários oncológicos e também lutar por estes direitos!
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC