
Conferência mobiliza mulheres para discutir seus direitos
Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, encerrou-se no dia 25 a 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres – CEPM. A primeira secretária da AMUCC, Jurema Ramos dos Santos, participou da Conferência como delegada e mestre de cerimônias, representando a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais da Grande Florianópolis (BPW) como conselheira estadual do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC).
A 4ª CEPM discutiu os avanços desde a primeira Conferência em 2004, os desafios a serem enfrentados para o fortalecimento das políticas para as mulheres e a democratização da participação das mulheres nas diversas esferas.
O evento contou com a participação de mais de 200 delegadas de diversos municípios catarinenses mobilizadas nas 156 Conferências Municipais, das quais participaram mais de 5 mil mulheres, o que colocou o Estado de Santa Catarina na quarta posição entre os estados brasileiros com o maior número de Conferências realizadas.
Ao longo de três dias foi apresentado o Diagnóstico de Políticas para Mulheres no Estado de Santa Catarina, por representantes das Secretarias de Segurança Pública, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Educação. Foram apresentados os quatro eixos da Conferência e feito um amplo debate sobre as propostas a serem formuladas e apresentadas para a Conferência Nacional.
Apresentaram os eixos, Clair Castilhos com o tema “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidade para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; Tereza Kleba Lisboa apresentou “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; Luciane Carminatt ifalou sobre “O sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”, e Eliana Graça, representante da Secretaria de Políticas Publicas para Mulheres, falou sobre “O Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.
Resultou unânime o entendimento que a participação das mulheres deve ser ampla: nas eleições, no parlamento, nos governos executivos e no poder judiciário, nos conselhos e conferências de políticas públicas, incluindo ainda a participação das mulheres na direção de movimentos sociais e na direção de partidos e sindicatos.
No último dia da Conferência foram eleitas 83 delegadas que apresentarão as propostas catarinenses na 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres de Santa Catarina, que ocorrerá em Brasíliade 10 a 13 de maio de 2016.
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC