Como planejar uma viagem durante o tratamento contra o câncer?
Por: Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros.
Planejar uma viagem durante o tratamento contra o câncer não é difícil, basta apenas ter uma maior disponibilidade de tempo e organizar tudo com antecedência.
Apesar de algumas limitações, é possível sim planejar uma viagem durante o tratamento contra o câncer.
No entanto, é preciso que alguns cuidados sejam tomados no período anterior e posterior a esse acontecimento para que o quadro de saúde não venha a piorar.
Outro fator que pode ser bastante útil durante uma viagem é a contratação de um seguro de viagem. Assim, o paciente poderá ir até o seu destino com uma maior segurança, evitando que situações desagradáveis possam vir a ocorrer.
Com isso, quando estiver montando o roteiro de uma viagem, alguns fatores deverão ser levados em consideração, principalmente ter em mente que o viajante em questão é um paciente e este requer cuidados.
https://pixabay.com/pt/photos/planeje-sua-viagem-f%C3%A9rias-plano-4516099/
Dicas para planejar uma viagem durante o tratamento contra o câncer
O que muitos não sabem é que mesmo estando no período de tratamento, os pacientes diagnosticados com câncer podem sim fazer a viagem dos seus sonhos.
Porém, se faz necessário que o dobro de cuidado venha a ser tomado, a fim de evitar possíveis complicações em seu quadro de saúde.
Na hora em que estiver montando a programação, deve ser usado o bom senso, afinal, marcar passeios ou hospedagens que estão além de suas condições físicas é algo que pode vir a prejudicar o caso.
Portanto, busque por um destino onde exista hotéis ou pousadas que tenham uma boa estrutura e que possibilite assistência médica local ou nas proximidades.
Caso tenha optado por passeios e outras atividades para fazer no destino escolhido, lembre-se de respeitar os seus próprios limites.
Se o corpo estiver debilitado ou enviando sinais, fique atento e pause imediatamente qualquer coisa que estiver sendo feita no momento.
Viajar sozinho é algo completamente fora de cogitação! O ideal é estar sempre acompanhado por um familiar ou amigo, mas nunca sozinho.
Antes de viajar, lembre-se de realizar a contratação de um seguro viagem. Afinal, se algo acontecer, deve estar preparado e poder contar com a ajuda de profissionais treinados.
Como existem vários planos, para você escolher o melhor seguro viagem, é importante considerar as coberturas, valores embutidos nelas e contar com uma seguradora renomada.
O que fazer antes da viagem?
No momento em que estiver a planejar uma viagem durante o tratamento contra o câncer, um passo muito importante é a consulta com o médico.
Ele irá solicitar exames como forma de prevenção, para que possa verificar o quadro de saúde do paciente. Com isso, caso o médico perceba algo de errado, a viagem deverá ser cancelada.
Independentemente de a viagem ser nacional ou internacional, opte pelo seguro viagem e de saúde. Ambos os seguros funcionam como uma forma de proteção para um possível mal-estar e/ou problemas comuns em viagens, como perda ou extravio de bagagens.
Além disso, deixe anotado por escrito todos os remédios utilizados em seu tratamento, para o caso de alguma eventualidade vir a acontecer.
Quando o destino estiver sendo escolhido, levar em consideração se os hospitais do seguro cobrem a região escolhida, caso contrário, evite e busque uma outra alternativa.
Se o horário do voo coincidir com o mesmo de seus medicamentos, opte por levar todos eles dentro da bagagem de mão, pois sem o remédio, algo de ruim pode vir a acontecer.
O que fazer durante e após a viagem?
Planejar uma viagem durante o tratamento contra o câncer pode ser um pouco complicado, mas não impossível.
Após a etapa de planejamento ter sido concluída, a data de embarque chegará rapidamente.
Durante todo o trajeto, mantenha-se alimentado e hidratado, mas evite comidas diferentes ou que tenham um cheiro muito forte. Quanto às bebidas, as alcóolicas devem ser evitadas.
Ainda no avião, tente sair da poltrona a cada 1 hora, caso o destino escolhido seja muito longe.
Ao chegar na cidade escolhida, se alimente somente com comidas básicas, ou seja, aquelas que você já comeu e não houve nenhuma reação.
Uma dica nesse quesito é optar por alimentos embalados por empresas ou naturais, pois a procedência não é tão duvidosa quanto aquelas comidas encontradas na rua.
Após passar a quantidade de dias escolhidos, é chegado o momento de ir embora. Ao chegar em casa, o primeiro passo a ser feito é marcar uma nova consulta médica, para avaliar se tudo está bem, mesmo depois da viagem.
É válido ressaltar que os sintomas de alguns problemas de saúde podem demorar a aparecer. Portanto, fique atento a todos os sinais que poderão surgir no período posterior à viagem.
Qualquer sinal de que algo está errado, entre em contato imediatamente com o seu médico, explicando a situação.
Com isso, saiba que é sim possível planejar uma viagem durante o tratamento contra o câncer. No entanto, esse processo requer um pouco mais de cuidado que em situações de pessoas saudáveis.
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC