Campanha Outubro Rosa da Amucc aposta na emoção e informação para prevenção do câncer de mama
As ações durante o mês irão focar na autoestima, protagonismo, sustentabilidade e histórias inspiradoras
O câncer de mama ainda é a maior causa de mortalidade de mulheres brasileiras, com mais de 19 mil óbitos registrados só em 2022, de acordo com o Panorama do Câncer de Mama. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), para cada ano do triênio 2023-2025, estima-se 73.610 novos casos da doença.
Entre 2015 e 2022, período de abrangência do estudo, foram notificados 374.548 novos casos, sendo que o sul ficou em 3º lugar em número de novos registros no Brasil entre 2015 e 2022 (76.834).
Entre as diversas causas dessa triste estatística está a falta de conhecimento, entendimento e acesso. “Sim, a informação tem um poder sem limites, não só para alertar sobre sintomas e autoexame, mas para guiar as pessoas sobre possibilidades de tratamentos, onde conseguí-los e, principalmente, quais são os seu direitos”, afirma Jurema dos Santos, vice-presidente e Coordenadora do Outubro Rosa da AMUCC.
A AMUCC ajuda milhões de pessoas há 24 anos em Santa Catarina com diversos projetos, lança uma nova campanha para o Outubro Rosa 2024, com o tema “Saber para viver”.
A programação deste ano será intensa, com missa, desfiles, palestras, exposição, caminhada, mutirão de reconstrução mamária, baile de gala e distribuição de material informativo. No ano passado, mais de 7 mil pessoas foram beneficiadas diretamente durante a campanha. Já este ano, não queremos só divulgar e informar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, queremos impactar as pessoas para esse mal que mata tantas mulheres.
As ações – a maioria conduzidas por voluntários e parceiros – já começam no dia 28 de setembro, às 11h, com a abertura oficial da campanha no Mercado Público – que estará rosa -, em Florianópolis. A AMUCC terá uma loja solidária lá e para a inauguração teremos a presença de integrantes da Acadêmicos do Sul da Ilha. Já no dia 1º de outubro, uma Missa na Catedral Metropolitana, com o Coral Vozes de Santa Catarina, dá o pontapé inicial para o acender das luzes rosas pela cidade.
No dia 5 de outubro, as ações serão pautadas na emoção com o mutirão de reconstrução mamária para pacientes do SUS, realizado pelo Dr. Henrique Muller e sua equipe. No mesmo dia, no Jurerê Open Shopping, das 14h às 18h, 25 oncofriends irão desfilar com as camisas da campanha, assinadas pelo artista plástico Luciano Martins.
O objetivo do desfile será o resgate da autoestima e a sustentabilidade como ponto alto da campanha. Mais uma vez teremos como parceiro o projeto EcoModa, da Udesc, que nos fez uma doação de saias, bolsas e jaquetas criadas a partir da técnica upcycling, que utiliza peças de jeans reciclado, confeccionadas por alunos de moda. Todas as peças do desfile serão customizadas pelas Bordadeiras da Ilha e vendidas para arrecadar fundos para a AMUCC.
Dia 8, as voluntárias da Amucc estarão na frente do TICEN, das 7h às 15h, para a distribuição de material informativo e orientação à população.
No dia 11, mais um desfile vai emocionar as pessoas, agora no Floripa Shopping, a partir das 20h da noite. E no dia 12 acontece a famosa Caminhada Rosa, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, com saída do Parque da Luz, às 14 horas, passando pela Ponte Hercílio Luz em direção ao Parque de Coqueiros, onde encerra com um Piquenique com atrações voltadas para famílias com o “Cultura Mané”, além de tendas com profissionais da saúde, bem-estar e direitos das mulheres. Já às 20h, o Baile de Gala Amigos do Peito, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, vai arrecadar fundos para a AMUCC no Lira Tênis Clube.
Do dia 18 a 20 de outubro, a Exposição Fotográfica Saber para Viver vai resgatar a autoestima das pacientes-modelo, mostrando que há muito mais por trás do diagnóstico.
No encerramento do mês e da campanha, dia 31, às 20h, o Coral Vozes de Santa Catarina vai encantar voluntários, parceiros e pacientes no Floripa Shopping.
Confira a programação completa aqui.
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC