Arteterapia: quais os benefícios para os pacientes com câncer?
A arte explora a criatividade do indivíduo, mas também contribui com o autoconhecimento e expressão. Explorá-la como forma de terapia para pacientes com câncer resulta em diversos benefícios. Veja como a arteterapia pode ajudar!
São muitas as práticas complementares e integrativas que estão, cada vez mais, fazendo parte da medicina e psicologia. Nos últimos anos, diferentes tratamentos da medicina alternativa estão sendo usados.
Ou seja, os tratamentos que não são comumente utilizados na medicina convencional. Afinal, as terapias alternativas vêm sendo cada vez mais aceitas entre a população, tanto que muitos convênios médicos e seguros de saúde adotaram alguns desses tratamentos, como é o caso de homeopatas e acupunturistas.
Usar a arte na categoria terapêutica para pacientes com câncer tem oferecido bons resultados. Assim, a arteterapia já conta com benefícios reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde, já que, ao utilizar a expressão artística como sendo procedimento terapêutico, consegue trabalhar bloqueios, contribuindo assim com a qualidade de vida dos pacientes.
Para isso são utilizados alguns recursos, como desenho, colagem, modelagem, poesia e outros. Esses atuam de forma ativa no tratamento oncológico. Entenda!
Como a arte ajuda na saúde do paciente com câncer?
Falar em arteterapia e relacioná-la a questões de saúde, refere-se ao conteúdo emocional. Essa é uma forma de o paciente ser espontâneo, sem interferência do terapeuta, sendo que tudo o que é representado pelo paciente sai de dentro dele, sem um passo a passo a ser seguido.
Ainda não se sabe ao certo como a arte contribui com a cura, mas, em meio aos conflitos durante o tratamento de câncer, ela ajuda no relaxamento do paciente. Alguns pacientes relatam que pintar os ajuda a se sentirem mais motivados em continuar com o tratamento.
De acordo com cientistas, a arteterapia pode alterar os neurotransmissores no cérebro e os hormônios. Além disso, descobriram também que pintar modifica os padrões das ondas cerebrais. Assim sendo, a pintura pode contribuir na percepção da dor, o que traz uma nova visão ao paciente.
Entenda o que é arteterapia
Quando falamos sobre arteterapia, nos referimos ao uso da arte como forma de promover a cura. É fato que a arte pode ser usada para diferentes finalidades, inclusive para questões emocionais que envolve desde o diagnóstico até o tratamento do câncer.
É possível usá-la em diferentes formas, como ao criar artigos com miçangas, em desenhos, ao ver uma pintura na exposição, escultura e outros. Ela se apresenta como uma técnica aplicada por meio de vários recursos artísticos, contribuindo assim, com o autoconhecimento do indivíduo.
Por utilizar a produção artística como meio de comunicação entre o terapeuta e o paciente, ela permite levar os praticantes a determinadas mudanças. Afinal, é um meio de se atingir o autoconhecimento e ter o acompanhamento de um especialista durante essa trajetória.
Para aplicar a arteterapia, é preciso que o paciente esteja em um local seguro e tranquilo, onde possa expressar seus pensamentos, bem como traumas em forma artística.
No geral, a arteterapia contribui muito com a pessoa em superar dificuldades e problemas, inclusive, de saúde. Muitos conseguem expressar na tela aquilo que não conseguem colocar em palavras.
Portanto, é uma técnica que explora sentimentos, ajuda a recuperar a autoestima, reduzir a ansiedade e o medo, bem como na superação de conflitos emocionais.
Assim sendo, a arteterapia se torna um veículo importante para pacientes com câncer, já que estão enfrentando fortes emoções.
Benefícios da arterapia aos pacientes com câncer
Embora seja um campo relativamente novo na medicina, a arteterapia vem demonstrando efeitos curativos. Para pacientes com câncer, ela traz diferentes benefícios, sendo a fuga relaxante um deles, o que contribui com a ansiedade e medo.
Pintar, desenhar ou outras formas de arte ajuda as pessoas a entender as suas emoções e quando a prática é acompanhada por especialistas, isso traz resultados satisfatórios para pessoas com câncer. Entre eles:
Bem-estar emocional e melhora na saúde mental
De acordo com a análise publicada pelo Journal of Psychosocial Oncology, sobre o efeito da arteterapia em mulheres com câncer de mama, os benefícios apresentados foram significativos.
Entre eles, houve redução de fadiga, depressão e ansiedade. Outros estudos também já apontaram redução nos sintomas da depressão e ansiedade, sintomas que acompanham o diagnóstico de câncer, por meio da arteterapia. Além disso, estudos mostram que o benefício tende a durar muito tempo.
Aceitação/redução de medicamentos
A arteterapia pode contribuir com a redução da necessidade de medicamentos para a dor, bem como no aumento da adesão, no caso de medicamentos essenciais para o tratamento.
Ajuda durante a quimioterapia/radioterapia
Para pacientes que estão passando pela quimioterapia, a arteterapia pode ser útil de algumas formas. Entre elas, ajuda a relaxar, conversar com especialista, se expressar e também a encontrar significado em sua vida.
Pacientes com câncer de mama que participaram de um estudo conseguiram obter melhora na saúde física e emocional, bem como alcançar melhoria na qualidade de vida.
Apoio social
Ao praticar a arteterapia, os pacientes com câncer podem encontrar apoio social por meio de pessoas que não estão ativos em um grupo de apoio ao câncer.
No geral, a arterapia pode ajudar:
- Na exploração da criatividade e imaginação;
- Esclarecer preocupações;
- A enfrentar momentos de carga emocional negativa;
- Aumentar a autoestima;
- A melhorar a concentração e memória;
- Elevar a confiança;
- Na melhora das habilidade físicas;
- Elevar a capacidade de comunicação.
Arteterapia e o câncer pediátrico
Quando o assunto é câncer pediátrico, a arteterapia também pode oferecer benefícios. Ao serem acompanhadas por terapeutas, as crianças podem se expressar por meio das cores e com o uso dos materiais artísticos.
Afinal, as crianças em tratamento de câncer estão passando por alto nível de estresse, medo, ansiedade, entre outros.
A prática pode ser aplicada em grupo, já que o contato com outras crianças também ajuda no desenvolvimento dos pacientes. Entre os benefícios, ajuda na tolerância, fortalecimento do relacionamento social e outros.
No geral, a arteterapia traz diferentes benefícios para crianças e adultos, já que a arte oferece possibilidades ilimitadas.
Por: Andreia Silveira, editora de conteúdo no PlanoDeSaude.net.
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC