
AMUCC participa de Seminário Internacional no Panamá sobre Advocacy em saúde na America Latina
III Cumbre Latino Americano de Grupos de Pacientes foi realizado dias 22 e 23 de agosto
A AMUCC foi representada pela diretora voluntária Jurema Santos no III Cumbre Latino Americano de Grupos de Pacientes, seminário promovido pela Aliança Internacional de Organizações de Pacientes (IAPO), dias 22 e 23 de agosto, na cidade do Panamá.
Representantes de organizações de pacientes, de diversas patologias, reuniram-se com acadêmicos, representantes da indústria farmacêutica e com profissionais da saúde para debater o panorama do atendimento em saúde diante das inovações profundas que vem ocorrendo em toda a América Latina e a subsequente regulamentação.
O evento teve como tema central o advocacy em saúde e explorou como as inovações dos medicamentos biossimilares estão mudando o cenário atual da saúde e impactando milhares de vidas.
Durante dois dias, os participantes discutiram a situação das organizações de pacientes na America Latina. No primeiro dia foi destacada a importância do trabalho em rede e estratégias de advocacy para formulação de políticas públicas mais eficazes. E, no segundo dia, o tema central foi a farmacovigilância e sua relevância para segurança dos pacientes.
Jurema Santos ressaltou a importância do Encontro para o incremento das atividades das organizações de pacientes e o fortalecimento das redes de colaboração na América Latina. Segundo ela, o evento foi muito produtivo e serviu para o fortalecimento do grupo latino-americano que compartilhou muitas experiências. “Hoje os pacientes estão cada vez mais conscientes da sua voz, e junto aos profissionais, têm mais opções de decisões a tomar sobre sua saúde como nunca antes, o que permite mais qualidade de vida e sobrevida. Porém, as inovações precisam ser acompanhadas de uma regulação que ofereça segurança aos pacientes e, sobretudo, a garantia de acesso”, destaca.
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC