You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícias

AMUCC participa de Seminário Internacional no Panamá sobre Advocacy em saúde na America Latina

AMUCC participa de Seminário Internacional no Panamá sobre Advocacy em saúde na America Latina

III Cumbre Latino Americano de Grupos de Pacientes foi realizado dias 22 e 23 de agosto

A AMUCC foi representada pela diretora voluntária Jurema Santos no III Cumbre Latino Americano de Grupos de Pacientes, seminário promovido pela Aliança Internacional de Organizações de Pacientes (IAPO), dias 22 e 23 de agosto, na cidade do Panamá.

Representantes de organizações de pacientes, de diversas patologias, reuniram-se com acadêmicos, representantes da indústria farmacêutica e com profissionais da saúde para debater o panorama do atendimento em saúde diante das inovações profundas que vem ocorrendo em toda a América Latina e a subsequente regulamentação.

O evento teve como tema central o advocacy em saúde e explorou como as inovações dos medicamentos biossimilares estão mudando o cenário atual da saúde e impactando milhares de vidas.

Durante dois dias, os participantes discutiram a situação das organizações de pacientes na America Latina. No primeiro dia foi destacada a importância do trabalho em rede e estratégias de advocacy para formulação de políticas públicas mais eficazes. E, no segundo dia, o tema central foi a farmacovigilância e sua relevância para segurança dos pacientes.

Jurema Santos ressaltou a importância do Encontro para o incremento das atividades das organizações de pacientes e o fortalecimento das redes de colaboração na América Latina. Segundo ela, o evento foi muito produtivo e serviu para o fortalecimento do grupo latino-americano que compartilhou muitas experiências.  “Hoje os pacientes estão cada vez mais conscientes da sua voz, e junto aos profissionais, têm mais opções de decisões a tomar sobre sua saúde como nunca antes, o que permite mais qualidade de vida e sobrevida. Porém, as inovações precisam ser acompanhadas de uma regulação que ofereça segurança aos pacientes e, sobretudo, a garantia de acesso”, destaca.

Compartilhar:

Deixe seu Comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC