AMUCC participa de evento destinado a mulheres empreendedoras em Santa Catarina
Histórias de sucesso no empreendedorismo feminino fizeram parte do II Empreende Mulher Catarinense, organizado pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária em Santa Catarina (Ceme) dia 15 de agosto, na Alesc. O evento contou com a participação de mulheres importantes relacionadas ao empreendedorismo em suas regiões. A voluntária da AMUCC Cleusa Maria da Costa assistiu ao painel “Liderando e Empoderando as Mulheres”,com Simone Leite e Jussara Pereira Barbosa. As duas são presidentes de Federações das Associações Comerciais, sendo uma do Rio Grande do Sul e outra de Pernambuco. No painel elas contaram que não foi fácil se tornarem presidentes dessas instituições, lugares comumente ocupados por homens.
Cleusa afirma que apesar delas serem presidentes de Federações e também mulheres, elas passaram por dificuldades diferentes. Simone conseguiu quebrar 80 anos de liderança masculina, se tornando a primeira mulher a presidir a Federação das Associações Comerciais no Rio Grande do Sul. Jussara, por outro lado, sentiu-se impulsionada pela maioria de mulheres na região de Pernambuco que ocupam cargos de poder no governo local.
Com participação da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o evento contou também com discussões sobre machismo e estereótipos da mulher no mercado de trabalho, como o Painel “Masculino x Feminino – Mito ou Verdade”. Este contou com a participação do grupo de mulheres empreendedoras de Florianópolis, ‘As Anitas’, Rioar e Oliveira Materiais de Construção, que estavam lá para discutir a quebra de padrões em profissões geralmente masculinas. O evento finalizou na tarde de segunda feira com a empresária Sonia Hess que gerencia a Dudalina há 35 anos e também Fernanda Bornhausen Sá, empresária de propaganda e tecnologia de Santa Catarina.
Eventos como esse são importantes porque, nos últimos 10 anos, a participação das mulheres no ramo empresarial cresceu em torno de 40% no Brasil. Elas representam 24,3% de empresárias no ramo tecnológico em Florianópolis e são a maioria na população do Estado.
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC