
AMUCC marca presença em Audiência Pública sobre Câncer de Intestino em Brasília
Pauta tratava desafios do tratamento do tipo da doença pelo SUS
As voluntárias da AMUCC, Maria Machado e Maria Antônia Werlang representaram a entidade na Audiência Pública sobre os desafios do tratamento do câncer de intestino no Sistema Único de Saúde (SUS). A sessão ocorreu em Brasília, e fez parte da Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados.
Durante o pleito, o Ministério da Saúde e especialistas na doença não conseguiram entrar em um consenso em relação ao mapeamento da doença. Enquanto os oncologistas acreditam que exames como sangue oculto são baratos para o SUS e sua aplicação à população geral possibilita chegar a um diagnóstico precoce, o ministério pensa que tal afirmação segue um “falso conceito de tempo ganho” e que, na prática, rastreamentos massivos podem ter consequências mais indesejáveis que desejáveis. A audiência pública foi presidida pelas deputadas Carmen Zanotto (PPS/SC) e Raquel Muniz (PSC-MG), e contou também com a presença da Presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz.
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC