AMUCC apresenta case de sucesso no 11º Fórum da Alianza Latina
A AMUCC apresentou na tarde deste domingo, durante o 11º Fórum da Alianza Latina, o case de sucesso Projeto Ultrassonografia de Mama.
O projeto está inserido dentro da proposta do Outubro Rosa AMUCC e tem por objetivo Mobilizar recursos para evidenciar problemas de acesso. Duas situações evidenciaram a necessidade de mobilização:
- Grande número de mulheres esperando para realizar o exame de ultrassonografia mamária (USG) na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
- As secretarias municipais de saúde (SMS) não estão dando conta de atender a demanda.
A AMUCC quer o diagnóstico oportuno – 60% dos cânceres são diagnosticados em estadios avançados; e acesso ao SUS – O processo não é público nem transparente, diz a Coordenadora do Outubro Rosa AMUCC, Jurema Ramos dos Santos.
Durante a fase de execução, percebemos que a população se mobiliza diante de um objetivo bem definido e mensurável, com caráter assistencial; podemos conseguir aliados importantes para o nosso advocacy promovendo ações assistenciais e a instituição ganha visibilidade e aumenta sua credibilidade perante a sociedade.
Alguns resultados preliminares já foram computados:
- Engajamento popular na campanha;
- Ampla publicidade (TV, rádio e jornal);
- Volume de mercadorias arrecadadas além do esperado;
- Valor arrecadado superou a meta em 400%;
- Formalização de Termo de Cooperação Técnica com os municípios;
- Formalização de contratos com clínicas de imagem a preços reduzidos;
- Compra de 500 ultrassonografias mamárias;
- Índice de absenteísmo ZERO para os exames já realizados;
- Captação de voluntários.
Queremos contribuir para o diagnóstico precoce do câncer de mama, denunciar um problema de acesso, coletar dados e fortalecer a marca AMUCC como uma organização que está ao lado dos portadores de câncer e preocupada com a transparência de acesso ao SUS.
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC