AMUCC apoia a Rede Mama no Estado do Ceará
A convite de Associação Nossa Casa, dias 23 e 24 de agosto, as Presidente e Diretora da AMUCC, Leoni Margarida e Jurema, estiveram em Fortaleza para conduzir o workshop “Para que e como fazer Advocacy em Saúde”, direcionado à gestores, profissionais e voluntários das associações integrantes da “Rede Mama” que atuam no apoio às mulheres com câncer no Estado Ceará e que buscam com suas ações a redução da mortalidade por câncer de mama.
O workshop familiarizou os participantes com o tema Advocacy como um processo organizado e planejado de informar e influenciar tomadores de decisão, na busca de se promover mudança ou manutenção de uma política pública em Saúde.
Os participantes tiveram a oportunidade de identificar problemas públicos na área da assistência oncológica e, em pequenos grupos, identificar alternativas de solução aos problemas identificados nas respectivas regiões do Estado.
Por meio de dramatizações exercitaram formas de incidência política para encaminhamento dos problemas identificados na esfera da gestão da Saúde em oncologia.
Para concluir os trabalhos os integrantes da Rede Mama definiram uma Agenda comum de trabalho.
Danieli Castelo Branco Pires”, diretora da Associação Nossa Casa, declarou que “Um dos privilégios que tenho no meu trabalho é poder conviver com pessoas especiais! Leoni e Jurema não tenho palavras para agradecer, foi maravilhoso e será um divisor de águas no trabalho da Rede Mama.
Para que o Advocacy seja bem-sucedido, é importante planejar e elaborar mensagens que sejam simples, claras e dirigidas. Quem ouve a mensagem precisa conhecer aquilo que você está pedindo, o motivo por estar o pedindo, quem precisa disponibilizá-lo e até quando. Sua mensagem será mais eficaz se for clara e concisa e se o interlocutor entender com clareza o que você precisa que faça, ressalta Leoni.
Como resultado das intervenções educativas, os participantes tomaram consciência da importância de se buscar cada vez mais a qualificação e aperfeiçoamento das competências interpessoais, necessárias às interlocuções com os atores da agenda de incidência política em Saúde.
Finalizando, Jurema enfatizou a importância da parceria entre a AMUCC e Rede Mama, pois possibilita a união de esforços especialmente em projetos de interesse comum como a Lei dos 30 dias e a Publicização das Filas no SUS.
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC