You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

A AMUCC

Histórico da AMUCC

Logomarca AMUCC – 2000

A AMUCC surgiu no ano de 2000 com a organização de um grupo de mulheres, que em sua maioria tiveram o diagnóstico de câncer de mama e preocupadas com a situação de outras mulheres na mesma situação. Na medida em que a Associação se tornou conhecida, portadores de outros cânceres (homens, mulheres e crianças) passaram a usufruir dos benefícios oferecidos pela Entidade.

Logomarca AMUCC – 2004

Em 2004, sentiu a necessidade de adequar-se ao novo Código Civil Brasileiro e decorrente desta busca, optou pela mudança do nome para Associação Brasileira de Portadores de Câncer, mantendo a marca AMUCC, que já era de domínio público. Assim, o foco da Associação deixou de ser a mulher mastectomizada e passou a ser o portador de câncer.

Em 2005, a AMUCC, foi reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público por sua ação na garantia dos direitos do portador de câncer e nas políticas públicas.

Desde o início de suas atividades, a AMUCC dedicou-se à garantia dos direitos dos portadores de câncer, promovendo assessoria jurídica gratuita aos seus associados portadores de câncer. Os direitos dos portadores de câncer, garantidos na Constituição, foram reconhecidos, na sua maioria, após um grande trabalho.

Logomarca AMUCC – 2011

Durante esse trabalho, a AMUCC foi percebendo a situação dos portadores de câncer no Estado, e sentiu a necessidade de participar da luta pela construção de novas políticas públicas e melhoria das existentes. Para isto, desenvolve projetos educativos na área de prevenção e detecção precoce do câncer, em parceria com outras organizações, e promove campanhas e palestras para público leigo e profissionais de saúde e áreas afins. Atualmente, conta com mais de 860 associados, voluntários, mantenedores e parceiros.

A partir do ano de 2010, as ações da AMUCC tem se pautado na atenção ao portador de câncer e ao controle do câncer. A história pregressa da Associação demonstra que o caminho escolhido é assertivo, com o reconhecimento da sociedade pela luta empreendida.

Desde então as ações tem-se voltado para o Advocacy, concentrando-se principalmente em:

Logomarca AMUCC – 2013
  • Desfazer mitos e estigmas sobre o câncer;
  • Garantir o acesso do paciente ao SUS (detecção precoce, diagnóstico e tratamento e cuidados paliativos) por meio de um sistema com porta de entrada definida, transparente e público;
  • Garantir tempestividade (no tempo certo) ao diagnóstico e tratamento;
  • Garantir que os direitos dos portadores de câncer sejam cumpridos;
  • Garantir o acesso a novas tecnologias (exames, medicamentos e procedimentos), com vistas à maior sobrevida livre de doença, qualidade de vida e, conseqüentemente, redução de custos para o Sistema;
  • Garantir ao paciente o acesso à informação.

Em 2018, a AMUCC, Associação Brasileira de Portadores de Câncer, passa a se chamar AMUCC, Amor e União Contra o Câncer.

O novo logo foi criado pelo artista plástico Luciano Martins e o novo nome pelos voluntários, inspirado nos projetos executados pela associação.

“Baseado na minha vivência com a AMUCC, nas campanhas que já fizemos juntos, a palavra que me vem à cabeça, é sempre AMOR“, define Luciano Martins quando fala sobre seu trabalho com a AMUCC, atual Associação Brasileira de Portadores de Câncer, que ao completar 18 anos de existência passará a se chamar AMUCC, Amor e União Contra o Câncer.

Esta nova identidade da instituição busca abranger melhor as ações da AMUCC que começou suas atividades nos anos 2000 atuando entre mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Com o passar do tempo a instituição se tornou conhecida passando a atender portadores de outros cânceres (homens, mulheres e crianças) que passaram a usufruir dos benefícios oferecidos pela entidade que, entre suas atividades, trata de desfazer mitos e estigmas do câncer, garantir acesso do paciente ao SUS, aos seus direitos, e às novas tecnologias de tratamento.

Em 2000, Cacilda Furtado, Oncologista, funda a instituição com o objetivo orientar pacientes sobre seus direito e sua jornada do câncer. Conduzida por Leoni Margarida Simm de 2010 até 2021 a AMUCC é incansável na missão de empoderar as pacientes através de projetos transformadores, da informação e do acesso ao diagnóstico tratamento e demais direitos.

Hoje representada por Simone Lopes, a entidade criou a RECAN – Rede de Controle do Câncer Santa Catarina e mantém fortes relacionamentos no Brasil e exterior. Faz parte da ALIANZA Latina, UICC e integra a #RedeFEMAMA, onde sente-se “parte e busca se espelhar” em suas ações e práticas.
É uma instituição jovem, com grande carisma na sociedade catarinense, encontrando em seus voluntários e equipe sua principal qualidade. Dentre as conquistas estão vários prêmios e as agremiações. Igualmente, promoveu pioneiramente a Cartilha de Direitos dos Pacientes. A consultoria jurídica e o Outubro Rosa, entretanto, representam os projetos de maior mobilização, além da capacitação de agentes comunitários.

Projetos e Ações da AMUCC | Ano 2023 acesse aqui
Apresentação da AMUCC | atualizada > acesse aqui

Apoiadores