
Agentes da Grande Florianópolis participam de capacitação promovida pela AMUCC
Primeiro evento do Outubro Rosa 2015, realizado dia 17 na Alesc, também apresentou suas madrinhas
Cerca de 370 agentes de saúde comunitários de sete cidades da Grande Florianópolis estiveram presentes no Auditório da Assembléia Legislativa em Florianópolis para a IV Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde, promovida pela AMUCC. Esse é o primeiro evento oficial do Outubro Rosa 2015. O curso contou com a participação de médicos especializados em câncer de mama e colo de útero, defensores públicos e representantes das secretarias de Saúde das cidades convidadas. O objetivo é empoderar os agentes comunitários para que a prevenção do câncer seja feita de forma mais rápida, aumentando as chances de cura.
Vindos de Florianópolis, São José, Biguaçu, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro e Tijucas, os agentes, em sua maioria mulheres, receberam de presente a camiseta do Movimento Outubro Rosa 2015, produzida pelo artista plástico Luciano Martins com a frase símbolo da campanha, #maistempoameufavor, em alusão à campanha “Por mais tempo”, da FEMAMA, sobre o acesso de tratamento adequado a pacientes com câncer de mama metastático.
A deputada estadual Ana Paula Lima representou o presidente da Alesc, Gelson Merísio. Também estiveram presentes o secretário de Saúde de Santo Amaro da Imperatriz, Willian Westphal; a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Florianópolis, Zita Meireles; a representante da Secretaria Municipal de Saúde de Palhoça, Angela Luzia Neis; e a representante da Secretaria Municipal de Saúde de Palhoça, Joyce Brasil.
“A Amucc pede socorro”. Com esta frase, a presidente da AMUCC, Leoni Margarida Simm, solicitou o apoio dos agentes comunitários de saúde para reduzir a mortalidade das mulheres por câncer e o colo de útero. “O agente pode ser o diferencial para incentivar as mulheres a assumirem a responsabilidade por sua saúde. O câncer de mama precisa ser diagnosticado o quanto antes, e também do câncer de colo de útero. Apenas assim, vamos diminuir as mortes por essas doenças de nossas avós, mães e filhas”, completou Leoni.
referiu-se à atual epidemia de câncer, causada principalmente pela alimentação inadequada, sendo os agentes de saúde importantes colaboradores no combate à epidemia.
Os paletrantes falaram saúde e direitos dos pacientes, com a presença de médicos especializados em câncer, defensoria pública e bioquímicos. “Dá pra levar muita coisa boa daqui, junto com os colegas de várias comunidades de outros bairros. Teve uma vez que eu vim, tinha 50 ou 60 pessoas. Cada vez está aumentando mais, e isso é muito bom”, afirmou a agente de saúde Cleusa Fátima, quando perguntada sobre o que poderia ser levado de aprendizado para seu centro de saúde de Canasvieiras, Florianópolis, onde trabalha. Já Alfreda da Silva, do centro de Tijucas, afirmou “se sentir valorizada e apoiada por ter a atenção de uma ONG como a Amucc”.
A coordenadora do Outubro Rosa, Jurema Santos, fez a apresentação das Madrinhas do Outubro Rosa 2015, a produtora de eventos Miriam Braga e a blogueira Flávia Flores. Flávia será a “madrinha virtual” do Movimento. Atualmente, Flávia promove o Outubro Rosa em vários estados brasileiros e em Portugal. “Sempre quis participar junto com a AMUCC, então posso não estar presente fisicamente, mas todos os dias estarei com vocês pela internet”, disse Flávia, que é sobrevivente de câncer, escritora e blogueira da página Quimioterapia e Beleza.
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC