7 dicas de viagem para pacientes com câncer
Por: Andreia Silveira, editora no site Smartia.com.br
Viajar faz muito bem para a saúde, mas o paciente com câncer precisa tomar algumas precauções para ter lembranças inesquecíveis. Confira algumas dicas!
Durante o tratamento oncológico, os pacientes são aconselhados a viver sua rotina normal, como era antes do diagnóstico e tratamento. Mas existem alguns cuidados a serem tomados em algumas situações.
Muitas pessoas se questionam sobre viajar durante o tratamento oncológico, se é possível, quais os cuidados necessários e indicados. Antes de viajar, o indicado é visitar seu oncologista e verificar se há cuidados extras a serem tomados durante a viagem.
Viajar, se aprovado pelo seu médico, não apresenta contraindicações. Mas existem algumas dicas gerais que pode ajudar os pacientes de tratamento contra o câncer a viajarem com mais tranquilidade e segurança.
Dicas para viajar durante o tratamento de câncer
1. Planejamento
Antes de viajar, planeje muito bem todas as etapas. Qual a forma de transporte, pesquise hospitais e clínicas na cidade de destino, vacinas necessárias naquela região, pesquise sobre a hospedagem escolhida e evite viajar sozinho. Escolha um local que tenha uma infraestrutura que possa te atender, caso ocorra alguma emergência.
2. Contrate um seguro viagem
As coberturas do seguro viagem são essenciais desde o primeiro ao último dia de viagem. Ele cobre ou reembolsa todas as despesas médicas que você poderá ter durante sua viagem. Mesmo se ela for nacional e você tiver um plano de saúde, verifique se a cobertura do seu plano é nacional ou somente regional.
Caso for somente regional, saíra mais em conta contratar o seguro viagem nacional do que alterar seu plano. O seguro também cobre outras intempéries que podem ocorrer durante a viagem, como bagagem extraviada, custo de hospedagem ou outras despesas caso o seu voo seja cancelado.
3. Leve cópias de exames
Faça cópias de documentos e exames, além de receitas médicas para levar consigo, bem como uma carta de seu médico descrevendo seu diagnóstico e o tratamento que está realizando. Leve uma quantia a mais de seus medicamentos para que não tenha perigo de falta em imprevistos.
No caso de viagens de avião, leve os medicamentos na caixa original e em sua bagagem de mão, para evitar problemas com as alfândegas, no caso de viagens internacionais. Você pode, inclusive, visitar o Portal Consular para dúvidas. Programe alertas no celular para o horário das dosagens, para que não se confunda com possíveis mudanças no fuso-horário.
4. Evite a exposição ao sol
Em tratamentos como radioterapia ou quimioterapia, é necessário evitar a exposição ao sol. Se proteger com filtro solar durante o dia, mesmo na sombra, é essencial para pacientes com câncer. Esse tipo de tratamento deixa a pele muito sensível, e mais propensa a queimaduras e reações mais graves.
5. Cuidados no avião
Se for viajar de avião, mantenha-se hidratado e evite bebidas alcoólicas. Se seu trajeto for longo, levante-se e caminhe pelo avião a cada hora para não prejudicar sua circulação. Caso prefira, use meias de compressão.
6. Cuidados no destino
Evite bebidas alcoólicas ou comidas muito gordurosas. Prefira alimentos bem cozidos e bebidas engarrafadas para evitar rejeições do organismo aos alimentos consumidos. Caso não conheça a gastronomia do local, experimente uma pequena quantidade antes de pedir um prato inteiro, ou procure alimentos tradicionais e mais conhecidos.
Respeite seus limites durante os passeios e descanse entre as atividades. Prefira locais com fácil acesso telefônico ou conexão com a internet para o caso de emergências.
7. Melhores lugares para viajar durante o tratamento
Para escolher o melhor lugar para sua viagem, deve-se levar em consideração as limitações e disposição física, além do tipo de tratamento. Para pacientes no tratamento de quimioterapia, não são indicados locais com atividades de aventura ou que exijam muito da preparação física.
Outros roteiros que visitam muitos locais no mesmo dia também podem não ser muito adequados para os pacientes oncológicos. Os médicos também indicam evitar viagens internacionais durante o tratamento, por serem muito distantes.
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC