27 de julho é o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço
O dia 27 de julho é o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.
Se todo mês ganha uma cor pra alertar sobre um tema importante, julho vem vestido de verde, numa campanha para conscientizar sobre o câncer de cabeça e pescoço. Em Florianópolis, a ação começou no Cepon – e a cidade vai receber ainda outras ações, como palestras de diagnóstico precoce e prevenção, fórum de diagnóstico, encontro de pacientes e apresentação de coral.
Com o tema “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê”, o Julho Verde 2019 abre espaço para os pacientes compartilharem suas experiências. Muitos perdem qualidade de vida, têm comprometimento da fala, sequelas psicológicas e funcionais. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a cada ano o Brasil registra 41 mil novos casos de tumores de cabeça e pescoço, que atingem boca, língua, palato, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios da face.
Durante todo o mês de julho várias organizações trabalham em conjunto com a ACBG Brasil para conscientizar a sociedade por meio da campanha Julho Verde. Trata-se de uma campanha que visa informar sobre o câncer de cabeça e pescoço, falando de promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
Alerta
O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente.
Segundo levantamento do Inca, o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.
Outro alvo também atinge fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas. Porém é cada vez mais frequente o diagnóstico da doença em indivíduos jovens (menores que 45 anos), sem a exposição a estes fatores, com tumores originados pelo HPV.
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.
Fonte: ACBG Brasil; SBCCP
Notícia publicada em: julho/2019
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC