11º Encontro da Rede de Controle do Câncer de Santa Catarina reúne 27 OSCs
Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de apoio à pacientes com câncer reunidas com o objetivo de discutir o Controle Social nas Políticas Públicas de Saúde em municípios do Estado de Santa Catarina.
Nos dias 31 de julho e 01 de agosto, organizações de todo o estado de Santa Catarina se reuniram em Florianópolis para discutir lacunas nas políticas públicas para o controle do câncer e elaborar um cronograma de ações conjuntas.
As OSCs membros da Rede de Controle do Câncer em Santa Catarina – RECAN/SC estão distribuídas estrategicamente nas oito macrorregiões de saúde de Santa Catarina e sua atuação acontece principalmente nos municípios onde estão localizadas.
Com o olhar voltado para a atenção básica e ênfase no controle do câncer para atuação nas diversas instâncias de participação social, as organizações se encontram pelo menos 01 vez ao ano.
Este ano, a programação contou com a presença da Dra Marcele Gnata Vier, Médica Oncologista da Oncologia Clínica Florianópolis que proferiu a palestra: “Entendendo o câncer de mama metastático”, abordando aspectos do tipo e escolha do tratamento .
Milena Ramos, gerente de Patient advocacy da Pfizer Oncologia mostrou os resultados da pesquisa realizada sobre o câncer de mama metastático – a voz das pacientes e da família.
O segundo dia iniciou com a voz das organizações mostrando suas ações de advocacy e controle social nos seus municípios de ação.
Finalizando a manhã, Simone M. S Lopes, vice presidente da AMUCC e farmacêutica da CLIMAMA, falou sobre as mudanças de paradigmas no tratamento do câncer ressaltando as diferenças entre os tratamentos e mostrando a forma de ação das novas tecnologias farmacêuticas.
O grupo saiu com a missão de conversar com pacientes sobre a adesão do tratamento em relação a forma de apresentação dos medicamentos.
A AMUCC já realizou 10 capacitações para os membros da RECAN/SC no últimos 7 anos com um público médio de 30 pessoas por capacitação.
No 11º Encontro, estiveram presentes 55 pessoas representando 27 organizações e mais a presidente da RFCC Estadual como convidada especial:
- AAPCA – Rio Fortuna
- ABRALE
- ACPC – Associação Catarinense de Apoio as Pessoas Portadoras de Câncer – Joinvile
- Amor Próprio
- AMOVI
- AMUCC
- Associação Amigos Cléia Beduschi
- CMT Chapecó
- CMT Criciuma
- CMT Lages
- Instituto GAMA
- RFCC Blumenau
- RFCC Braço do Norte
- RFCC Brusque
- RFCC Caibi
- RFCC Chapecó
- RFCC Criciúma
- RFCC Florianópolis
- RFCC Gaspar
- RFCC Içara
- RFCC Itapema
- RFCC Joaçaba
- RFCC Maravilha
- RFCC Pinhalzinho
- RFCC Porto União
- RFCC São João Batista
- RFCC Xanxerê
A RECAN/SC está apreensiva com a alta incidência do câncer e a pouca disponibilidade de exames para o diagnóstico, além de tratamentos com novas tecnologias não disponíveis. Também preocupa-se em trabalhar os fatores de risco modicáveis, fazer incidência junto as prefeituras e ao Estado para que tenhamos acesso a hábitos de vida saudáveis com ambientes condicionantes para que a população possa ter uma vida mais saudável que só uma política de Estado pode fazer.
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC