10 alimentos que contribuem com o sistema imunológico durante tratamento de câncer
Por: Andreia Silveira, editora no site PlanoDeSaude.net.
Conheça aqui uma lista com alimentos que vão ajudar o seu sistema imunológico durante o tratamento de câncer!
A alimentação é muito importante para o sistema imunológico de qualquer pessoa. Para as pessoas que estão em tratamento oncológico, mais ainda, já que o câncer está diretamente ligado ao sistema imunológico.
Principalmente durante o tratamento quimioterápico, incluir alimentos que aumentam a imunidade no cardápio pode ser a chave para enfrentar esse momento tão difícil. Os alimentos podem deixar o paciente mais forte, podem prevenir a perda ou excesso de peso durante o tratamento e fortalecer o sistema imunológico.
Quando a imunidade está em queda, um dos sinais é a neutropenia. A neutropenia significa uma queda na produção de alguns elementos sanguíneos, como os glóbulos brancos, essenciais para o funcionamento do sistema imunológico. Durante a quimioterapia, é muito comum que haja neutropenia, e existem alimentos que podem neutralizar ou até evitar que isso aconteça.
Alimentos para aumentar a imunidade
Para ajudar o seu corpo, existem diversos alimentos que fortalecem o sistema imunológico durante o tratamento de câncer. Conheça alguns!
1 – Alho
O alho é um ingrediente utilizado como tempero, que é muito versátil. Ele é rico em antioxidantes, além de vitaminas A e C. Além de auxiliar a prevenir e tratar infecções, o alho pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Para melhorar a biodisponibilidade do ingrediente em nosso organismo, deixe o alho descansar por 15 minutos depois de descascado antes de utilizá-lo nas preparações.
2 – Gengibre
Possui vitaminas B6 e C, além de ter ação bactericida. Pode ajudar na redução de inflamações e dores, no paciente realizando quimioterapia pode ajudar a controlar as náuseas decorrentes do tratamento. O gengibre pode ser combinado com hortelã em sucos, chás ou em forma de sorvete, para potencializar o efeito contra as náuseas.
3 – Pimenta
As pimentas são fonte de betacaroteno, substância que se transforma no organismo em vitamina A, sendo potente para proteger contra infecções.
4 – Alimentos orgânicos
Os alimentos orgânicos não possuem agrotóxicos, que podem ajudar no tratamento do câncer e prevenir tumores. Alguns estudos mostram que substâncias encontradas nos agrotóxicos podem promover alguns tipos de câncer. A recomendação de ingerir alimentos orgânicos não é somente no tratamento do câncer, e sim tornar um hábito para a vida.
5 – Brócolis/Couve/Espinafre
Os vegetais de coloração verde escuro possuem ácido fólico, além de vitaminas A, B6 e B12, ajudando o organismo na resistência às infecções. O ácido fólico é essencial na formação de glóbulos brancos. O espinafre, em especial, também conta com vitamina E que, além de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, pode prevenir que o tumor aumente de tamanho.
6 – Graviola
A graviola é uma fruta rica em vitaminas do completo B e C, importante para fortalecer o sistema imunológico, além dos sistemas digestivo e nervoso. A fruta também tem o potencial de deixar o corpo com mais energia, disposto. A ciência vem divulgando sobre o poder da graviola na cura do câncer. Porém, seu consumo deve ser moderado para evitar excesso, já que pode ser tóxico.
7 – Gorduras boas
Os alimentos que contém as “gorduras boas” podem contribuir protegendo o sistema cardiovascular, sistema que pode ser muito afetado pelo tratamento da quimioterapia, além de ajudar no funcionamento do cérebro.
As gorduras boas são as provenientes de azeites, além de abacates e oleaginosas como a castanha. A castanha é rica em selênio, esse mineral melhora o sistema imunológico do paciente, além de auxiliar no processo de cicatrização.
O consumo de até 2 castanhas por dia pode ajudar a melhorar a imunidade. Estudos indicam que o consumo regular das oleaginosas conseguem diminuir em 57% o risco do câncer de reto e cólon ser fatal.
8 – Peixes
Os peixes podem ser um ótimo aliado no tratamento contra o câncer, por causa do ômega 3 e dos ácidos graxos. Existem espécies que contém uma quantidade maior dessa substância, que pode reduzir o colesterol, melhorando a produção de células saudáveis, podendo evitar o surgimento de alguns tipos de câncer, principalmente o de mama. Os peixes que mais contém ômega 3 são as espécies de águas profundas, como o salmão, atum, sardinha e truta.
https://pixabay.com/pt/photos/comer-frutas-c%C3%ADtrico-sobremesa-405521/
9 – Frutas Cítricas
As frutas cítricas como o limão, laranja e melancia são ricas em vitamina C, melhoram os efeitos da vitamina E no organismo, além de ter ação antioxidante. Podem ajudar no combate contra infecções respiratórias e doenças como gripe.
A melancia, além de ser hidratante e refrescante, possui uma substância antioxidante muito potente chamada glutationa, uma forte aliada no fortalecimento do sistema imunológico. A substância pode ajudar a combater várias infecções, e é encontrada na parte vermelha da melancia, próximo à casca.
10 – Fibras
As fibras são encontradas em diversos alimentos e podem ajudar a regular o funcionamento do sistema digestivo, prevenindo enjoos e diarreias que podem surgir com a quimioterapia. Frutas como a maçã, banana e pera são ricas em fibras.
Então, que tal incluir esses alimentos que contribuem com a saúde do seu corpo e são excelentes para fortalecer o sistema imunológico durante o tratamento de câncer? Só não deixe de seguir as recomendações do seu médico sobre a dieta correta.
Deixe seu Comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AMUCC